terça-feira, 30 de julho de 2019

Boas Férias

A equipa da sala Florinha deseja umas boas férias!

Festa final


A festa final foi muito linda e as crianças divertiram-se muito. gostaram de dançar e de cantar com a "Canção do mar" da Dulce Pontes.

Foi um dia cheio de emoções!!!






Atividades de verão


As atividades de verão foram muito divertidas.

foram dias de muita animação e brincadeira, mas o que mais gostamos foi o dia da piscina...





Santos populares


A equipa da sala trouxe mais uma surpresa... um manjerico par ficar na sala.. gostamos do cheirinho constante que está a perfumar a sala. 
 também fizemos um manjerico com a ajuda da rolha e rasgamos papel de jornal e colamos na sardinha, que posteriormente ficaram expostos na parede da sala.








Dia da criança


Gostamos muito do dia da criança. fomos para o salão polivalente e tínhamos muitas surpresas. Vários cantinhos e brinquedos para explorar. 

Ainda fomos ao pátio exterior explorar.






Dia da familia



Para festejar o dia da familia pedimos aos pais uma fotografia. Nós gostamos de pintar o cartão e colar os corações, mas o que mais gostamos foi de falar sobre a nossa familia. Para decoração da sala pintamos a nossa mão e fizemos a nossa familia.

canção

"Não há nada neste mundo,
que me faça feliz assim,
que ter a minha familia,
sempre bem juntinho a mim."....

Alda cerqueira




Dia da mãe

DIA DA MÃE

Andamos aterefados na sala a preparar as coisas para o dia da mãe, fizemos uma prenda parecida com a do dia do pai, uma moldura. E para decorar a sala fizemos um girassol com a mão e pintamos uns corações de esferovite para colocar no placar juntamente com a silhueta da mãe com o filho.

cantamos lindas canções

" Quem é que te amo e só te quer bem?
É a mãe, é a mãe
Quem é que cuida como ninguém?
É a mãe, é a mãe."
Alda Cerqueira

 Para festejar o dia da mãe nos preparamos uma linda festa, onde as mães e os filhos vieram vestidos aos anos 50/60... foi divertido..

obrigada pela vossa criatividade e presença






domingo, 19 de maio de 2019

Páscoa

Nesta epóca festiva cantamos as canções dos coelhinhos acompanhada com gestos e manuseamos os coelhos.

Tivemos a visita dos pintainhos e dos coelhinhos na nossa sala e ainda fomos â caça dos ovos com as outras crianças. Aproveitamos e corremos muito.

As crianças gostam muito de ouvir  histórias e pedem sempre mais. a saquinha das surpresas costuma trazer histórias bonitas e muito divertidas, para a páscoa trouxe : " O ovo do Ivo"

As crianças fizeram como o pintainho do Ivo e depois fizeram um pintainho.



história: " O ovo do Ivo"


Fizemos o Ivo: pintamos com a esponja, colamos os olhos, o bico e as penas.


Fizemos as nossas galinhas com a técnica do balão, que depois ficaram expostas na sala com os ovos.


Visita dos pintainhos, tocamos e agarramos. houve quem tivesse medo ao início mas depois já tocavam.



Visita dos coelhos... que emoção e diversão..


Pequeno teatro para a caça aos ovos com a canção da galinha e do coelhinho


Os animais

Continuamos a explorar os animais domésticos e os animais da quinta.
este é um tema do qual as crianças gostam muito. 

Cantamos canções sobre os animais, mas a que as crianças cantarolam mais na sala é: "na quinta do tio Manel".

Ao colocar a nossa quinta na parede com os animais eles aprenderam mais depressa algumas características. 

As cartas dos animais também ajudaram, pois eles trocavam as cartas entre si, faziam os som e diziam onde viviam e apontavam para a parede dizendo onde estava um igual.

O nosso pátio exterior é optimo para procurar insetos e sempre que lá vamos brincar temos de os procurar. É muito divertido.

Encontramos formigas, mosquitos, uma aranha e uma abelha morta e depois observamos com muita atenção.



Exploramos os brinquedos que as crianças também trouxeram da casa. 

Obrigado papás pela atenção e pela partilha de brinquedos pois esta partilha é importante não só para explorar os animais da quinta como fomentar a troca de brinquedos.



Adoramos manusear os fantoches


Cantamos a canção do cavalinho e pintamos os cavalos para colocar na parede.


 Dia Mundial do Livro

No dia mundial do livro, elaboramos uma biblioteca lúdica, apenas um cantinho que continha diversos livros, fantoches, dedoches, histórias de aventais, com caixinhas, enfim , uma boa diversidade  para as crianças explorarem... 

Na sala também exploraram os livros de diversos suportes e divertiram-se a manusear os fantoches.

Assim sendo, a educadora Tânia contou à nossa sala a história do monstro das cores, eles gostaram muito.

quando quiseres podes vir contar novamente que nós adoramos.

Obrigada 









Dia da árvore e Miminho da Primavera

Festejamos o dia da árvore e da água. após os pais terem trazido as lindas árvores de casa todas lindíssimas, fomos ao polivalente dançar a volta da árvore e colocar as nossas mensagens da árvore. Ficou lindo e as crianças gostaram de dançar.






Dia do pai

Para receber o dia do pai da melhor forma, com amor e carinho.... durante algum tempo ouviram histórias sobre o pai e adoramos. a nossa preferida é "Pê de pai".

 também aprendemos a cantar uma música do dia do pai e aprendemos um poema: " sou pequenino", onde fazíamos os gestos muito bem.

canção do pai

O meu pai é grande,
quase chega ao céu,
tem a força de um gigante,
o meu pai é só meu.
 Gosto dele, e ele gosta de mim,
gosto dele, o meu pai é assim.


Para decorar o nosso placar, cada criança colou papel crepe numa covete de esferovite. e depois decalcaram as mãos numa folha e o resultado foi este.

Um abraço para o meu papá.






gostamos de realizar a prenda do pai, utilizamos a esponja para decorar a tábua e depois decalcamos a mão.



a festa do dia do pai foi muito importante...

As crianças gostaram de passar um bocadinho divertido com o seu papá e o jogo da cadeira foi o escolhido para tal.

Obrigada papás pela vossa dedicação...





domingo, 10 de março de 2019

Bem vindo Carnaval


VIVA OS PALHAÇOS

Viva os palhaços
viva o carnaval
viva a alegria 
que ninguém faz mal.

tatarata, tatarata,....



Para realização das nossas mascáras, colamos vários moldes e pudemos nos divertir uns com os outros.


O palhaço troca tintas, 
troca tudo quanto diz (2x)
à boca chama de olhos
e aos olhos chama nariz (2x) pip, pip



Como não podia faltar nos festejos de carnaval tivemos na sala um palhaço que fez palhaçadas, cantou, jogou serpentinas e confetis, tocou instrumentos, trouxe balões, e ainda experimentaram os acessórios do palhaço.



Para a semana de carnaval agradecemos aos pais toda a colaboração na preparação dos acessórios e fatos dos seus filhos.




Dia do chapéu - brincamos com os confetes e serpentinas



Dia do pijama - brincamos com o túnel



Dia do disfarce de casa- fomos ao baile


Dia dos anos 50, 60, 70... Brincamos com os balões


Dia do acessório  dançamos a canção do Baby shark - you tube

https://www.youtube.com/watch?v=j8z7UjET1Is